quinta-feira, 22 de outubro de 2009

DON FEHR Presidente da MLBPA em Portugal com a FPBS


Associando-se às comemorações dos 100 anos do Comité Olímpico de Portugal, a Federação Portuguesa de Basebol e Softbol, a Escola Superior de Desporto de Rio Maior, e o Comité Olímpico de Portugal organizaram no passado dia 22, no auditório da Escola Superior de Desporto de Rio Maior, uma conferência tendo como convidado o Presidente da Major League Baseball Players Association, Mr. Don Fehr, A conferência teve como tema "The economics of professional team sports in North America, and the relationship of the professionals to Olympic federations”.

A cerimónia de abertura teve na mesa de honra o Director da ESDRM, Dr. Abel Santos, o presidente do Comité Olímpico de Portugal, Comandante Vicente de Moura, a presidente da FPBS, Dra. Sandra Martins e o Dr. Don Fehr. Na plateia, encontravam-se vários convidados, destacando-se a presidente da Câmara Municipal de Abrantes, o Vereador do Desporto desta mesma Câmara, o presidente da Federação Portuguesa de Karaté, o Presidente da Federação Portuguesa de Badminton, a Directora da Federação Portuguesa de Natação, o Director do Centro de Investigação em Desporto, Saúde e Desenvolvimento Motor, alguns atletas e representantes da Associação Académica de Coimbra, recentes vencedores da Taça de Portugal de Basebol 2009, agentes desportivos da FPBS, vários docentes da ESDRM e alunos, num total de cerca de 70 pessoas.

Após a cerimónia de abertura foi assinado um protocolo de cooperação entre a ESDRM e a FPBS.

A conferência do Don Fehr abordou temas como a razão da evolução dos ordenados dos jogadores da MLB durante os 23 anos em que ele foi Director Executivo da Associação de Jogadores da MLB, o volume de negócios e dinheiro que envolve a MLB (atingiu em 2008 - 6,5 Biliões de Dólares), a evolução da intervenção da MLB pelo mundo, com destaque para a Europa, as razões do afastamento do Basebol dos JO , entre outros temas. No final a plateia colocou um série de questões ao conferencista, onde destacamos a opinião que ele tem de que o futebol na Europa pode atingir valores tão elevados como os da MLB se existir uma lógica de uma liga de clubes entre as principais cidades da Europa.